Automação de Marketing
Automação de Marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de Marketing, facilitando o dia a dia, priorizando o foco na estratégia, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência das ações. O termo está bastante relacionado ao uso de E-mail Marketing e autorresponder, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os prospects.
Redirecionamento 301 (Redirect 301)
Redirecionamento 301 ou Redirect 301 é o processo de direcionar uma página que já existe para outro endereço. Um exemplo clássico são os sites que possuem versão com e sem www. Para que o site não tenha as páginas duplicadas, aplica-se o Redirecionamento 301 em uma das versões. Assim, a Autoridade da Página direcionada será unida à da página ativa. O mesmo pode ser feito em outras situações.
Gross Rating Point
Gross Rating Point que na tradução literal para o português significa Ponto de Classificação Bruto se refere a audiência total de um anúncio ou campanha de Marketing.
Web Stories
Web Stories é um formato de conteúdo similar aos Stories do Instagram, mas dentro do Google. A partir do Web Stories você pode exibir aos usuários do Google informações fáceis e rápidas de serem consumidas. Também conhecidos como Google Web Stories, esse novo formato de conteúdo pode se tornar mais uma fonte de Tráfego Orgânico para o seu site ou blog.
Chatbots
Os chatbots são softwares capazes de manter uma conversa com um usuário humano de forma natural e é utilizado a fim de automatizar, agilizar e simplificar o atendimento de empresas e sites.
Atualmente é possível ter atendimentos por chatbots em aplicativos como o WhatsApp, Facebook ou mesmo no Google.
Hiperlink
Hiperlink é um trecho de conteúdo em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.
Overall Cost Leadership
Overall Cost Leadership ou Liderança Global em Custos na tradução literal para o português se refere a distribuição dos custos de produção e como mantê-los o mais baixo possível para liderar um segmento.
Buzz Marketing
O Buzz Marketing é uma técnica de marketing viral focada em maximizar o potencial boca a boca de uma determinada campanha ou produto, seja por meio de conversas, em memes ou discussões em larga escala nas plataformas de mídia social.
Calendário Editorial
Calendário Editorial é uma agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseado em tempo. Pode incluir diversas etapas, como planejamento, pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, etc. Também pode levar em conta diferentes formatos a serem publicados, desde artigos até vídeos e infográficos.
Cold Mail
Cold Mail é o E-mail enviado sem que a pessoa que o recebe tenha solicitado ou permitido esse contato. Geralmente, é usado nas Vendas para apresentar um produto ou serviço a pessoas que possam se interessar por ele – mesmo não tendo demonstrado isso de forma direta. É o mesmo que um Cold Call, porém utilizando o E-mail. A peculiaridade destes métodos é que têm baixíssima Taxa de Conversão mas, quando convertem, são um processo mais rápido e direto.
CS (Customer Success)
CS, Customer Success ou ainda Sucesso do Cliente, em português, é uma estratégia de retenção de clientes que se baseia no atendimento dedicado, consultivo e periódico. Essa estratégia surgiu com as empresas de SaaS para manter seus clientes por mais tempo e assim reter mais receita. É comprovado que empresas que conseguem maiores receitas e crescem rapidamente possuem fortes estratégias de CS.
Sampling
Sampling ou Amostragem na tradução literal para o português se refere a distribuição de amostras de conteúdos e serviços. Pode ser usado para realizar testes ou para tentar conquistar novos clientes.
Ética da Inteligência Artificial (IA)
A Ética da Inteligência Artificial é o estudo das questões morais e éticas relacionadas à criação, uso e impacto da inteligência artificial (IA) na sociedade, incluindo preocupações sobre viés algorítmico, privacidade e responsabilidade.
Opt-in Duplo
Opt-in Duplo é a prática de enviar para o usuário um E-mail de confirmação da assinatura em sua lista, após ele aceitar e se cadastrar para receber as suas mensagens, conteúdos educativos ou ofertas. O Opt-in Duplo garante que o usuário só receberá os seus E-mails seguintes se confirmar sua inscrição a partir dessa primeira mensagem.
Long Tail KeyWord (Palavras-chave da Cauda Longa)
Long Tail KeyWords ou Palavras-chave de Cauda Longa são termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados que possuem quatro ou mais termos. São boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de buscas porque sofrem menos concorrência. Alguns exemplos de KeyWords Long Tail são: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”.
Redes Neurais
Redes Neurais são um método de inteligência artificial (IA) que ensina computadores a processar dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano. É um tipo de processo de machine learning, chamado aprendizado profundo, que usa nós ou neurônios interconectados em uma estrutura em camadas, semelhante ao cérebro humano.
Break-Even-Point
Break-Even-Point ou na tradução literal para o português Ponto de Equilíbrio se refere ao ponto máximo até onde um serviço pode ser mantido sem que dê prejuízo. É a margem em que, durante situações emergenciais ou anormalidades, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.
Micromarketing
Micromarketing é uma estratégia de Marketing especialmente desenhada para um grupo-alvo de clientes em um nicho de mercado altamente segmentado.
eBook
eBook é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São materiais mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto. No Marketing Digital, podem ser usados como material educativo para gerar Leads e construir relacionamento com potenciais clientes.
E-Business
O conceito de E-Business significa a contínua otimização das atividades de uma empresa utilizando tecnologias digitais, como o E-Commerce ou o marketing digital. O termo foi registrado pela IBM em 1996. Se traduzido, e-business pode ser transformado em “negócio eletrônico”.
Cold Call
Cold Call ou na tradução literal para português Ligação Fria, é o nome dado àquelas ligações de prospecção “fria” para potenciais clientes sem nenhum contato prévio. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contato.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
CAC é o acrônimo de Custo de Aquisição de Cliente e é uma métrica significativa para as empresas porque permite às mesmas saberem quanto estão investindo para conquistar cada novo cliente (o cálculo é baseado nos investimentos com Vendas e Marketing). Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de Marketing.
Feedback
Feedback é uma ferramenta de comunicação utilizada para fazer avaliações e expor opiniões sobre pessoas, empresas, equipes e colaboradores.
ChatGPT
O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenIA que interage com humanos e fornece soluções em texto para diferentes questionamentos e solicitações. O software é capaz de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos e muito mais.
Persona
Persona é a representação fictícia do Cliente ou Consumidor Ideal para um produto ou serviço da empresa. A Persona é baseada em dados reais e reúne características demográficas, como, nome, idade, gênero e escolaridade e características comportamentais, como gostos, preferências, aspirações e frustrações. É a Persona de uma empresa que irá guiar a criação de conteúdo e as estratégias de Marketing Digital.
Quais os tipos de personas existentes?
Por ser uma forma de direcionar para qual público os trabalhos do marketing serão feitos, há também alguns tipos de personas diferentes. Dentre elas, são conhecidas:
- Buyer persona: é a representação do seu cliente e a mais usada pelo mercado;
- Brand persona: é a representação da marca, criando a definição da personalidade da sua própria empresa nas redes sociais. A brand persona ajuda a definir o posicionamento da marca com os clientes, a forma de falar e de se comportar;
- User persona: é a representação do usuário do produto.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
O público-alvo tem um direcionamento mais abrangente, sem definir características comportamentais.
Exemplificando:
- Persona: Rafael, 35 anos, é jornalista e tem como foco conquistar uma casa nova. Recém-casado, ama séries e quer ter um quarto exclusivo para ver seu streaming favorito;
- Público-alvo: Homens de 30 a 40 anos, formados em jornalismo e que veem série.
Como definir minha persona?
Você pode definir sua persona através de um questionário, respondido a partir da sua base de clientes. As perguntas podem ser direcionadas por:
- quem é seu cliente – desde características físicas até pensamentos;
- o que ele gosta – filmes? séries? esportes?;
- o que ele faz – vale pensar em trabalho e em hobbie;
- qual sua escolaridade/conhecimento sobre o tema;
- quais informações/jornais ele acompanha;
- o que ele quer que seu produto atende.
Outra forma de criar uma persona é com o Gerador de Personas.
Criativo
No marketing digital, a definição de criativo refere-se às artes dos anúncios criados em qualquer plataforma de Ads. Os criativos podem ter vários formatos, desde imagens até mesmo textos – ou seja, podem ser criados por designers ou conteudistas.
Modelo de negócio
Define como a empresa cria seus produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção de ativos e a geração de valor para a marca.
Reach
Reach é o alcance, a cobertura e a abrangência de alguma ação de marketing.
PQLs (Product Qualified Leads)
PQLs é a sigla para Product Qualified Leads, ou em português, Leads Qualificados do Produto. Os PQLs são Leads que são qualificados pelo produto, ou seja, que utilizam uma versão demo ou gratuita limitada de um produto, gostam da experiência e desejam fazer um upgrade para uma versão mais completa.
Top of Mind
Top of Mind é um conceito que significa o que vem em primeiro lugar na sua mente. O conceito então está ligado a marcas e empresas que são as primeiras das quais os consumidores se lembram quando questionados.
Google Panda
O Google Panda foi uma atualização do algoritmo criado pelo Google e lançada em fevereiro 2011 com foco na análise da qualidade dos conteúdos de um site para inibir a criação de conteúdos de baixa qualidade para os usuários.
Growth Hacker ou Growth Hacking
Growth Hacking é um cargo totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes dentro das empresas. Envolve diferentes setores da empresa, como Marketing e Produto, testando diversas ações e diferentes meios para aumentar a base de clientes.
OPPS (Opportunities)
OPPS é o diminutivo para Opportunities, em português, Oportunidades. OPPS são os Leads Qualificados que chegam até o Pipeline comercial, prontos para receberem contatos de Vendas.
Data Mining
O Data Mining (ou mineração de dados) é a ação de, através de análise estatística, explorar dados para encontrar padrões, anomalias ou mesmo prever resultados a partir de uma grande base de dados.
Opt-in
Opt-in é por definição uma abordagem na qual o visitante aceita e se cadastra para receber as mensagens, conteúdos educativos ou ofertas de uma empresa. Ou seja, é a escolha do usuário optar por receber informações via E-mail ao inscrever seu endereço de E-mail em um Formulário de um site, dando assim permissão para a empresa entrar em contato com o usuário.
Staff
Staff é um conceito que se refere a equipe de apoio por trás de algum projeto ou contrato.
Fee
Fee, Fee Mensal ou ainda Taxa na tradução literal para o português é o preço dos honorários fixos, acertado previamente entre uma agência e seus clientes para que seja realizado um conjunto de serviços.
LGPD
LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil. O principal objetivo da LGPD é dar às pessoas maior controle sobre suas próprias informações. A lei LGPD estabelece regras para empresas e organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo multas e sanções no caso de descumprimento.
Holding
Holding é o nome dado a companhias que têm o capital formado pela maioria de ações de outras empresas.
Head Tail KeyWord
Head Tail KeyWord ou em português Palavras-chave da Cauda Curta podem ser definidas como os termos de buscas ou palavras-chave mais gerais. Geralmente são compostas por uma ou no máximo duas palavras. Alguns exemplos de Head Tails: Marketing Digital, SEO e Inbound Marketing.
Taxa de entrega
Porcentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.
Co-Branding
Co-Branding é a associação entre duas marcas que busca agregar valor para entrar em mercados onde, sozinhas, elas teriam pouca ou nenhuma credibilidade.
Redes Sociais
Redes Sociais são mídias projetadas para a interação social, desenvolvidas a partir de técnicas de publicação altamente acessíveis e organizadas. Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn são exemplos de Redes Sociais nas quais se pode ingressar para uso pessoal ou comercial. São componentes essenciais do Inbound Marketing, pois oferecem canais adicionais para expandir o alcance, aumentar o crescimento e atingir as metas de negócios.
Advertiser
Advertiser ou em português Anunciante é um conceito que se refere ao publicitário contratado para comunicar a imagem de seus clientes, através de estratégias elaboradas sobre técnicas e pesquisas. O Advertiser atua dentro dos limites propostos pelo contratante, o que inclui verba disponível e objetivos desejados.
JS (JavaScript)
JavaScript é um linguagem de programação de uso geral, aplicada principalmente para desenvolvimento web e desenvolvimento de software. Na programação web o JavaScript atua na programação front-end (parte “visual”, sendo muito combinado com outras duas linguagens iniciais, o HTML e CSS.
Plano de Marketing
Documento que descreve uma estratégia de marketing que a marca busca implementar para gerar leads e alcançar o objetivo do planejamento. Um plano de marketing detalha as campanhas de divulgação a serem realizadas ao longo de um período, incluindo como a empresa irá mensurar o efeito dessas ações.
Stable Diffusion
Stable Diffusion é um modelo de aprendizagem profunda para transformação de texto para imagem, lançado em 2022. É utilizado principalmente para gerar imagens detalhadas através de descrições textuais que condicionam o resultado, também sendo utilizado para inpainting e outras técnicas.
Conversão
Conversão é o ato do Lead cumprir uma ação proposta pela sua empresa ao longo do funil. Pode ser uma conversão de Marketing, como de visitante para Lead, de Vendas ou ainda de Lead para cliente. Essas ações já são esperadas pela empresa e alguns exemplos de Conversão são: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.
Distribuição
Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. No contexto de marketing digital, a distribuição de um produto pode ser feita por e-mail, por exemplo, caso seja um livro digital. Já um e-commerce de produtos físicos fará a distribuição via Correios ou outro meio de transporte.
YoY (Year over Year)
YoY é uma sigla usada para Year Over Year, ou seja, ano a ano. Ela é muito utilizada para comparar resultados entre um ano e outro, a fim de visualizar a evolução ou queda de uma métrica durante esse período.
Freelancer
Freelancer, popularmente conhecido como Freela ou ainda Trabalhador Autônomo na tradução literal é um profissional que presta serviços esporádicos para uma empresa, sem nenhum vínculo empregatício mas, às vezes, com algum vínculo contratual.
Brand Equity
Brand Equity é um termo que na tradução literal para português significa Valor da Marca. Brand Equity trata-se do valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa.
Link Building
Link Building é o processo de conquistar mais Links Externos para o seu site com o intuito de melhorar a sua autoridade e por consequência posicionamento nos mecanismos de busca. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, pois o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário.
Heading Tags (H1, H2, H3, ..)
Heading Tags são recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.
Design Responsivo
Essa é a prática de desenvolver um site que se adapte com o dispositivo utilizado para a visualização. Ou seja, em vez de criar um site para cada ambiente específico, a página reconhece o dispositivo que seu visitante está usando e gera automaticamente um design que responde ao dispositivo em que o conteúdo está sendo visualizado, tornando os sites sempre otimizados para telas de qualquer dimensão, seja smartphone, tablet ou computador.
Advertising
Advertising em português quer dizer Propaganda e se refere ao método utilizado para promover os produtos e/ou serviços de uma empresa, bem como estabelecer a cultura institucional e a imagem da marca. Quando trabalhada corretamente, bem planejada e de forma estratégica, o Advertising impulsiona as vendas e aumenta a quantidade de Leads do negócio.
White Paper
Whitepaper é um documento informativo que ataca um problema de maneira concisa, servindo como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio. Seu objetivo é apresentar dados aprofundados sobre determinado tema. Enquanto um artigo comum dá apenas uma pincelada sobre vários tópicos de forma mais superficial, trazendo uma ideia geral sobre o assunto, o White Paper tem a missão de entregar um conteúdo mais técnico e detalhado com foco em um tema só.
After Sales
After Sales ou na tradução literal para o português Depois das Vendas é um conceito que se refere ao Pós-Venda realizado pelas empresas. After Sales é todo o processo de acompanhamento e suporte ao cliente após a compra.
Conteúdo dinâmico
O conteúdo dinâmico é uma forma de exibir mensagens diferentes no mesmo espaço/anúncio com base nas informações que você já conhece sobre os visitantes. Nesse caso, você pode aplicar CTAs inteligentes, para que os usuários que acabaram de entrar acessem uma oferta de alto nível e os que já fazem parte do seu banco de dados vejam um conteúdo com informações sobre o seu produto ou serviço.
Edge Rank
Edge Rank é o algoritmo do Facebook que determina a relevância dos posts publicados na plataforma e quais aparecem – ou não – no feed de notícias do usuário. É baseado em três fatores: afinidade (se há interações prévias com a fanpage), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a postagem foi feita (quanto mais antigo, menores as chances de aparecer).
Landing Page
Landing Page ou Página de Aterrissagem é qualquer página que sirva como porta de entrada para um visitante do seu site. No entanto, no contexto do Inbound Marketing, costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de Conversão. O caso mais comum é a página com o Formulário de Conversão de visitantes em Leads.
Lead Tracking
Lead Tracking é uma funcionalidade de ferramentas de Automação de Marketing que permite monitorar visitas e ações realizadas pelos contatos em um site e ativos de conteúdo, como E-mails. Ele possibilita personalizar ofertas, segmentar Leads e otimizar o trabalho dos times de Marketing e Vendas.
Metadados
Metadados são os dados ou pontos de referência que permitem que as ferramentas entendam do que se trata um site ou página.
Gerador de Personas
O Gerador de Personas é uma ferramenta que permite que você crie a persona ideal para seu negócio gratuitamente. Respondendo algumas perguntas, é possível construir o modelo de cliente que ajudará nas ações de marketing.
Como utilizar o Gerador de Personas
É muito simples utilizar o Gerador de Personas. Siga o passo-a-passo:
Acesse o site https://www.geradordepersonas.com.br/;
Clique em “Criar minha persona”;
Insira seu nome e e-mail;
Agora é só responder as 15 perguntas para ter a persona perfeita para sua empresa!
Anchor Text
Anchor Text ou Texto Âncora é o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor Text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.
Market Growth Rate
Market Growth Rate ou Taxa de Crescimento do Mercado na tradução literal para o português se refere a taxa de crescimento anual do mercado.
Meta Description
Meta Description ou em português Meta Descrição é uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a Meta Description ajuda a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores e melhora a Taxa de Cliques do site.
Pagerank
Pagerank é um Algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10. Ele engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do site, nú
MVP (Minimum Viable Product)
MVP é a sigla Minimum Viable Product, que em português quer dizer Produto com Mínima Viabilidade. Esse conceito é usado para construir uma primeira versão viável de um produto, uma forma de validar uma ideia. É muito comum que startups liberem um MVP para o mercado enquanto ainda refinam várias funcionalidades, para receber feedbacks e entender se o produto faz sentido para os usuários da forma como foi pensado.
Visitante
Visitante é o todo e qualquer usuário que visita um Blog, Landing Page ou Site.
Revenue Share
Revenue Share ou em português Compartilhamento de Receita é um conceito usado por publishers que publicam campanhas em sites de terceiros. É um acordo que estipula a porcentagem de rendimentos repassada à mídia onde a campanha foi publicada. Outra porcentagem é destinada ao publisher e/ou network responsável por veiculá-la.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico é o processo de definir as metas da sua organização, quais ações serão utilizadas para alcançá-las e com quais recursos poderá contar. É a porta de entrada para investir em inovação, cultura organizacional e ações que funcionem como respostas a um ambiente de constante mudança no mercado.
Lead Scoring
Lead Scoring é uma forma de acompanhar e qualificar os Leads do seu Funil de Vendas com base no seu perfil e comportamento. É possível estabelecer uma pontuação para cada Lead com base nas páginas visitadas, materiais baixados e até e-mails abertos, conforme os critérios de qualificação da sua empresa e chegar a conclusão se o Lead é qualificado ou não.
Visão Computacional
Visão Computacional é a capacidade dos computadores de interpretar e entender informações visuais, como imagens e vídeos, e tomar decisões com base nessas informações.
Domínio
Domínio é o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Por exemplo, o domínio da RD Station é rdstation.com.
QoQ (Quarter over Quarter)
QoQ é uma sigla usada para Quarter Over Quarter, ou seja, trimestre a trimestre. Similar às siglas YoY e MoM, essa é uma forma de comparação dos resultados entre os trimestres, permitindo visualizar a evolução de suas métricas mais importantes.
Pagamento Social
Pagamento Social é uma modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta, como desconto e cupons. Isso ajuda a promover uma marca ou conteúdo com mais rapidez.
Microsoft Copilot
O Microsoft Copilot é um assistente de inteligência artificial (IA) generativa capaz de combinar dados e executar funções nos principais softwares da empresa. A ferramenta foi lançada em março de 2023 e tem suporte ao pacote do Microsoft 365, Edge e Windows.
Onboarding
Onboarding é o período que engloba os primeiros passos que um cliente dá com um produto ou serviço. Esse período é crucial para que não haja quebra das expectativas geradas durante o processo comercial. O Onboarding pode ser composto por diversas etapas, como implementação, consultoria, treinamentos, etc.
Retweet (RT)
O retweet acontece quando um usuário do Twitter replica um tweet de outro usuário, podendo ou não incluir um comentário sobre o tweet original.
Click Through Rate (CTR)
CTR é a sigla para Click Through Rate, ou em português Taxa de Cliques. O CTR é a porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web. Muito usado em serviços como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação à visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.
Big Data
Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes.
Sazonalidade
Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual. Um exemplo de sazonalidade é referente a agências de viagens, que tem maior procura em períodos de férias escolares (de junho a julho e de dezembro a janeiro).
Briefing
Briefing, ou ainda em português Resumo, trata-se de um conjunto de informações, obtidas por meio de perguntas, sobre o negócio e as dores do potencial cliente. É uma das primeiras etapas do processo comercial de uma empresa e é essencial para compreender exatamente quais são os maiores problemas do Prospect. No Marketing Digital também pode aparecer como Pitch.
QR Code
Esse é um código de barras bidimensional que pode ser lido por aplicativos para leitura de QR Code ou qualquer câmera dos smartphones mais atuais. O QR Code consiste em módulos pretos dispostos em um padrão quadrado em um fundo branco. As informações codificadas podem ser em texto, link, vídeo, imagem ou outros dados.
Web Analytics
Web Analytics é a ação de coletar, mensurar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.
PR (Press Release)
PR é a sigla para Press Release que em português quer dizer Comunicado de Imprensa é um conteúdo ou material distribuído à imprensa, visando criar um Awareness sobre a marca e conquistar autoridade em outras mídias e contextos fora daqueles em que ela já atua.
Layout
Layout é como uma página é desenhada. O Layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.
Conteúdo Rico
É um material educativo que agrega valor para os visitantes de um site. Pode ser um eBook, um infográfico, um webinar ou outro tipo de material, geralmente colocados “atrás” de uma Landing Page e usados como iscas para gerar uma conversão.
Mailing List
Mailing List é uma lista de contatos com E-mail, nome, endereço, telefone fixo, número do celular e outros dados de pessoas físicas ou jurídicas adquirida através de ações de captura de Leads ou quaisquer outras estratégias. Essa lista permite que empresas entrem em contato com essas pessoas ou outras empresas para diversos fins, mas especialmente para E-mail Marketing.
Follow-up
Follow-up se trata de uma estratégia de acompanhamento das etapas do Ciclo de Vendas por parte do vendedor, para identificar se o possível cliente está pronto para avançar na negociação. A ligação de Follow-up normalmente acontece quando o vendedor precisa de uma resposta do Prospect. após uma reunião.
Mobile First
Mobile Firsté um conceito que abrange ações de Marketing e de desenvolvimento de projetos digitais que priorizam os dispositivos móveis e a boa experiência do usuário que utiliza smartphones e tablets.
Application Programming Interface (API)
API, Application Programming Interface ou em português Interface de Programação de Aplicativos é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio RD Station, que permite integrações com sites e outros softwares por meio da sua API.
B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer)
B2B2C ou Business-To-Business-To-Consumer, em português ainda, Empresa para Empresa para Consumidor, são empresas que vendem seus produtos para outras empresas, que então revendem aos consumidores. É o caso de indústrias e marketplaces, por exemplo.
HTML
HTML é a sigla para HyperText Markup Language que em português quer dizer Linguagem de Marcação de Hipertexto. O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação e construção de páginas para web.
Ciclo de venda
O ciclo de venda é o tempo necessário para que o lead se torne um cliente e finalize a compra do produto ou serviço ofertado pela empresa. Este ciclo é dividido por etapas, que são necessárias para a aquisição.
Funil de Vendas
Funil de Vendas é a representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis, sendo que para cada uma das etapas deve ser aplicada uma estratégia de conteúdo diferente. Para o Topo do Funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante em um lead (prospecto). No Meio do Funil, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar demanda pelo produto ou serviço. Já no Fundo do Funil, o prospecto está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções e mostrar estudos de caso.
NPS (Net Promoter Score)
NPS é a sigla para Net Promoter Score, que na tradução para o português quer dizer Pontuação Líquida do Promotor. O NPS é uma metodologia de Pesquisa de Satisfação, que mede a probabilidade do seu cliente ser um Promotor, um Detrator ou Neutro com relação à sua marca. A pesquisa pode ser aplicada após uma compra ou um atendimento, e é uma forma simples de mensurar a experiência que seus clientes
Mobile Marketing
Mobile Marketing é o conceito que se refere a otimização de estratégias focadas em dispositivos móveis. Essa otimização vai desde o formato das peças até a informação do modelo de smartphone utilizado, tudo em busca de criar conteúdos mais direcionados e com maior chance de conversão. É um conceito muito aplicado atualmente, tendo em vista que o uso de dispositivos móveis ultrapassou o computador.
SEO Off Page
SEO Off Page é um conjunto de elementos exteriores as páginas de um site, mas que influenciam em seu posicionamento nos resultados de buscadores como o Google. Um exemplo de estratégia de SEO Off Page que afeta o posicionamento orgânico do seu site são os Backlinks que direcionam para ela.
Squeeze Page
Squeeze Page é um modelo de Landing Page focado na captação de e-mails de potenciais clientes.
Ads
Ads é o serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. É pelo Google Ads que os sites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google na parte superior e na lateral direita, e na rede de Display.
Qualificação de Leads
A Qualificação de Leads é o processo de classificar quais Leads são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipe de Vendas, quais ainda não estão no momento de compra e quais são Leads sem perfil para serem clientes.
Conversion Rate Optimization (CRO)
CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization ou em português Otimização de Taxa de Conversão. Esse é um conjunto de estratégias focadas em aumentar o percentual de visitantes que realizam as Conversões desejadas no site da empresa.
SQL (Sales Qualified Lead)
SQL é a sigla para Sales Qualified Lead, ou em português Lead Qualificado de Vendas. Os SQLs são aqueles Leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo time de Vendas da empresa.
Webinar
Webinar é um formato de conteúdo rico disponibilizado para o público em formato de vídeo. O seu conteúdo pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.
Geração de Leads
Geração de Leads é um termo de Marketing usado para descrever o início do interesse de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa. Os Leads, ao contrário dos prospects, são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço.
Autoridade de Página (PA)
Autoridade de Página, Page Authority ou ainda PA é o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. Muitas variáveis são consideradas para alcançar uma boa autoridade, mas a principal delas é a qualidade do link building – quantidade de links direcionando para sua página e também a autoridade das páginas que linkam a sua. A Autoridade de Página é uma métrica criada pela MOZ que possui uma pontuação que vai de 0 a 100.
Backlink
Backlink é um link de um site para outro. Mecanismos de busca como o Google usam o backlink como classificação, porque quando um site é vinculado a outro, isso significa que eles acreditam que o conteúdo é digno de reconhecimento. Os backlinks de qualidade ajudam a aumentar a sua visibilidade nas plataformas de pesquisa.
Self-Service Sales
Self-Service Sales ou em português Vendas de Autoatendimento é um conceito que exemplifica compras nas quais o Cliente compra sozinho, sem a ajuda de um vendedor, por um site ou plataforma. Self-Service Sales é o caso das Vendas de varejo em e-Commerce e marketplaces, bem como de alguns Softwares. O maior diferencial está na complexidade. O modelo Self-Service funciona bem para Vendas simples, que não dependem de muitas explicações e demonstrações.
Inbound Marketing
Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração ou “Novo Marketing” é uma estratégia de Marketing Digital focada em atrair os clientes gradualmente até a marca e seus serviços, ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele. As etapas do Inbound Marketing são: atração, conversão, fechamento e encantamento.
Hashtag
Já popularmente utilizadas nas redes sociais, as hashtags são palavras-chaves antecedidas pelo símbolo cardinal (#), ou “símbolo de jogo-da-velha”. Com elas, os termos usados nas publicações permitem dar destaque a um determinado assunto, transformando em um tópico que agrupa outras publicações sobre esse termo.
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, eBooks e infográficos, para seu público-alvo. Esse é um método de Marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. Sendo um dos pilares do Inbound Marketing e trabalhando nas diferentes etapas do Funil de Vendas, gerando conteúdos específicos para cada uma delas e que tem como premissa atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante, por esse motivo pode-se dizer que é uma estratégia de “Marketing de Atração”.
Soft Bounce
Soft Bounce é a falha que ocorre na entrega de E-mails por uma razão temporária, como caixa de E-mails cheia.
Sitemap
Sitemap é um mapa onde estão listados todos os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemap HTML são usados para visitantes navegarem e Sitemap XML são usados pelos mecanismos de busca.
AIDA
AIDA é um acrônimo que abrevia um processo de conversão, com as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar melhor os usuários para a conversão desejada.
Alternative Text (Alt Text)
Alt Text, Alternative Text ou ainda Texto Alternativo é o texto usado para descrever uma imagem na web. Esse texto é lido pelos motores de busca, como o Google, sendo um fator importante de SEO, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.
Cookies
Cookies são arquivos simples inseridos no navegador dos usuários pelos mecanismos de busca quando eles visitam determinados sites. Esse arquivo tem informações básicas como IP e preferência de idioma. A partir desse arquivo, em visitas futuras ao site, é possível identificar esse visitante e suas preferências.
Inside Sales
Inside Sales, diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.
Taxa de cliques
Porcentagem de pessoas que clicam em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
PPC (Pay-Per-Click)
PPC é uma técnica de publicidade na qual um anunciante coloca uma campanha no ar, seja no Google Ads ou Facebook Ads, e paga um valor específico sempre que um visitante clica no anúncio. A tradução do termo é justamente pague por clique.
BARD
O Bard é um chatbot de inteligência artificial do Google que compete com o ChatGPT da OpenAI. Ele foi lançado no Brasil em julho de 2023 e é capaz de criar textos naturais, como se fossem escritos por humanos, e também permite criar listas, estruturar planilhas, agendar reuniões e muito mais.
Gatilho de E-mail
Esse tipo de configuração dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas, etc.
Pageviews
Pageviews é o número de visualizações que as páginas de um site receberam em um determinado período. Pageviews são diferentes de visitas ou Sessões, uma vez que em uma visita, você pode ter mais de um Pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela.
Brand
Brand, ou ainda em português Marca, é a representação simbólica de uma empresa ou entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
CEO (Chief Executive Officer)
CEO é a sigla para Chief Executive Officer que na tradução para o português significa Diretor Executivo. O CEO também conhecido como Presidente do Executivo ou Diretor Geral, é um dos cargos mais altos de uma empresa. Acima dele, somente o dono ou presidente da companhia. É de responsabilidade dele tomar as decisões mais estratégicas que impactam a empresa em médio e/ou longo prazo, além de indicar o caminho a ser seguido por todos. Para conquistar um cargo de CEO é imprescindível ter uma visão sistêmica da empresa e experiência em outras funções.
Key Visual (KV)
Key Visual, também chamado por KV, é um design usado como referência para toda uma campanha de comunicação. Seu propósito é apresentar quais ideias, fontes e paleta de cores serão aplicadas no projeto. É importante que o KV forneça informações claras sobre as emoções que deverão ser causadas no público, por meio de elementos gráficos, acompanhado de uma breve “história”. O Key Visual é um recurso interno e não deve ser exibido ao público.
Mídia espontânea
Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas pelos fãs, imprensa ou outros usuários, quando a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele ou criá-lo. Em geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os mais diversos formatos.
Canonical Tag
Canonical Tag é uma meta tag HTML usada quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito similar), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da Canonical Tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.
Jornada de Compra
É o caminho que seu cliente potencial percorre antes de realizar uma compra, constantemente retratada por quatro etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”. A forma de se comunicar muda de acordo com a fase em que cada pessoa está, porque os conteúdos criados são gerados pensando no estágio em que seu público se encaixa naquele momento.
Análise SWOT
Análise SWOT ou apenas SWOT é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats ou na tradução literal para português Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças é uma ferramenta amplamente utilizada como parte do Planejamento Estratégico de negócios. Esse tipo de análise busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), oportunidade e vantagens competitivas (Opportunities) e também ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).
ICP (Ideal Customer Profile)
ICP é a sigla para Ideal Customer Profile, ou, em português, Perfil do Cliente Ideal é uma descrição do consumidor que mais se beneficiaria do produto ou serviço de uma empresa. O Perfil do Cliente Ideal serve tanto para empresas B2B quanto B2C: no primeiro caso, o Cliente Ideal é uma empresa; no segundo, é uma pessoa física. O ICP tem como objetivo direcionar as estratégias de Marketing e Vendas, para que ambas as áreas se comuniquem com possíveis clientes, os quais veem mais valor no produto ou serviço e têm menos objeções para fechar o negócio.
Brainstorm
Brainstorm ou ainda em português Chuva de Ideias, é uma técnica muito usada para buscar soluções criativas para problemas, para elaborar ideias coletivamente ou, ainda, para criar coisas novas. No contexto das agências de marketing e publicidade, esse ritual de “tempestade de ideias” pode ser aplicado para dentro do negócio (na reunião de Planejamento Estratégico, por exemplo) ou para fora (no momento de criação das campanhas dos clientes).
Search Engine Optimization (SEO)
SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou em português Otimização para Mecanismos de Busca. O SEO é um conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento orgânico das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.
Algoritmo
Um Algoritmo é uma sequência de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática com o objetivo de resolver um problema ou executar uma tarefa.
Busca Orgânica
Busca Orgânica é todo tráfego gratuito vindo do bom posicionamento orgânico de sites em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a relevância das páginas para determinadas palavras-chave.
Vídeo Marketing
Vídeo Marketing é uma estratégia que consiste no uso de conteúdos audiovisuais para atrair, converter e reter clientes. As estratégias para a construção desses Vídeo Marketing são as mais diversas, como, apresentar a empresa, explicar um produto ou ensinar sobre o seu mercado de atuação.
Visitantes de Retorno
Visitante de Retorno é um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um Site.
Lead
Lead é o termo usado para se referir a um usuário que deixou seus dados (nome, e-mail, telefone, etc) em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente que por meio de relacionamento pode caminhar pelo Funil de Venda até que se torne um cliente.
Heavy Users
Heavy Users ou na tradução literal para o português Usuários Pesados é um grupo de consumidores que fazem uso fiel e massivo de algum serviço ou produto. No meio do Marketing, os Heavy Users são considerados potenciais consumidores de uma marca ou de um produto.
Black Hat
Black Hat é um conjunto de práticas consideradas antiéticas de SEO com a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.
Key Prospects
Key Prospects é um grupo formado por aqueles potenciais clientes que mais têm chance de se tornarem clientes efetivamente.
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma vertente da inteligência artificial que ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. O PLN resulta de diversas disciplinas, incluindo ciência da computação e linguística computacional, que buscam preencher a lacuna entre a comunicação humana e o entendimento dos computadores.
CX (Customer Experience)
CX é a sigla para Customer Experience, ou em potuguês ainda Experiência do Cliente. Esse termo se refere a um conjunto de medidas com o objetivo de fornecer a melhor experiência possível para o cliente durante o seu relacionamento com a empresa, da Pré-venda ao Pós-venda. Customer Experience é usado para mostrar que o consumidor moderno não consome apenas produtos: ele também compra experiências. Seja em lojas físicas ou virtuais, os clientes buscam ser bem recebidos, acolhidos, ter suas dúvidas respondidas e seus problemas solucionados. Além disso, há uma expectativa de ser surpreendido, de aprender o que não sabia e de descobrir novas possibilidades. Assim, um cliente se torna fidelizado não só pelo produto ou serviço, mas por todo o processo de compra.
Tráfego orgânico
Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de compartilhamentos feitos por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.
Google Hummingbird
O Google Hummingbird foi uma atualização do algoritmo do Google lançado em 2013. Rápida e precisa, essa atualização tinha como objetivo ir além da palavra-chave, aumentando a compreensão da semântica nas buscas, interpretando sinônimos, contexto e outros fatores como localização e buscas anteriores do usuário para classificação das páginas na página de resultados.
B2G (Business to Government)
B2G, Business to Government ou ainda em português Empresa para Governo contempla empresas que fazem negócios com órgãos ligados ao governo.
Rede de Display do Google
A Rede de Display do Google é uma grande rede de sites parceiros (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Ads são exibidos. Os sites parceiros da Rede de Display são monetizados a partir de cliques e impressões nos anúncios exibidos.
Prova Social (Social Proof)
Prova Social ou Social Proof, no Marketing, é um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks. Assim como pelas ações dos outros para determinar o que é certo e errado em uma determinada situação. Este é um conceito tão antigo quanto o próprio Marketing. Dentro de uma estratégia digital, a Prova Social é o fato de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.
Frequência
Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.
Palavra-chave
Palavra-chave ou KeyWord pode ser a palavra (ou as palavras) que resumem um tema ou assunto de busca na internet. Em SEO, é baseado nesses termos que são destinados os esforços de otimização de uma página. A palavra-chave também é utilizada para posicionar de maneira paga anúncios de Links Patrocinados.
Facebook Ads
É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na rede social e também no Instagram. Permite que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta. O grande mérito do Facebook Ads é a alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas e aumentar a eficácia dos anúncios.
Custo por Clique (CPC)
CPC é a sigla para Custo por Clique. Esse é um método de cobrança de serviços como Anúncios Pagos (Google Ads e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.
Google Adwords
É a plataforma de anúncios do Google, que permite criar anúncios nos resultados das pesquisas do Google (no topo ou no lado direito da página), em sites parceiros ou mesmo no YouTube.
Público-alvo
Público-alvo ou ainda Target é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo de pessoas que uma empresa determina como sendo composto pelos futuros consumidores do seu produto ou serviço. É para esse Público-alvo que as ações de Marketing e Vendas serão direcionadas.
Key Account
Key Account ou Conta-chave na tradução literal para o português se refere a uma conta ou cliente chave, aquele que é o principal da carteira ou que deve receber atenção especial durante alguma ação.
Cascading Style Sheets (CSS)
CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, ou ainda em português Folhas de Estilo em Cascata. Ele é uma linguagem de estilo usada para personalizar a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.
Floor Pricing
Floor Pricing ou na tradução literal para o português Preços Mínimos é uma estratégia usada para tentar atrair clientes mais sensíveis a valores. Floor Pricing demanda o emprego de margens de lucro muito pequenas mas que podem ser escaladas pela quantidade de serviços prestados, por exemplo.
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial é um campo de estudo multidisciplinar que abrange diferentes áreas do conhecimento. Ela atua na reprodução de padrões de comportamento semelhantes ao do ser humano por dispositivos e programas computacionais. Seu principal objetivo é a execução automatizada de tarefas realizadas pelos seres humanos
Chairman
Chairman na tradução para o português quer dizer Presidente. O Chairman é o Presidente do Conselho Administrativo de uma empresa.
Taxa de Conversão
Taxa de Conversão é a porcentagem de visitantes que realizam alguma Conversão desejada pela empresa em uma determinada página ou Landing Page. Ela pode ser tanto uma métrica de Vendas quanto de Marketing. Em Marketing, se trata da porcentagem que identifica quantos visitantes realizam a conversão desejada, como preencher um formulário ou baixar um material e m Vendas, é a porcentagem de Leads que um vendedor recebeu em comparação a quantos fecharam o negócio. Por exemplo: se a Taxa de Conversão de uma Landing Page for 70%, isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads. A Taxa de Conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como E-mail Marketing, Landing Page, Blog, entre outros.
Formulário de Conversão
Formulação de Conversão é um formulário com campos que o visitante preenche com dados pessoais (nome, e-mail, telefone) em troca de algo, como uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, ou outro.
E-mail Marketing
E-mail Marketing é toda comunicação direta, via E-mail, que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Uma campanha de E-mail Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções ou conteúdos. Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de E-mails ou Automação de Marketing.
Conteúdo pago
São conteúdos publicados pelas empresas por meio de qualquer mídia paga, seja ele no meio físico ou em meio digital, a fim de impactar potenciais clientes. Na Internet, é possível criar conteúdo pago com anúncios no Facebook (incluindo impulsionamentos de posts), YouTube, Instagram ou Twitter; banners em sites, Google Adwords, entre outros.
Links Internos
Links Internos são todos os links dentro de um site que direcionam para outro artigo ou página do mesmo domínio. A estrutura de Links Internos e arquitetura do site são fatores muito importantes para otimização de SEO.
Guest Post
Guest Post é um blog post escrito em um blog por um “convidado”, diferente dos autores regulares, que tenha relação com a área de atuação da empresa e possa agregar conhecimento aos leitores.
Infográfico
O Infográfico é um conteúdo altamente visual, muito popular entre os profissionais de marketing digital, que é criado com o objetivo de transmitir conhecimentos complexos e informar o lead de maneira simples.
Links Patrocinados
Links Patrocinados são anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (Rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Ads. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na Rede de Display, de acordo com o tema relacionado.
GA (Google Analytics)
GA é a sigla para Google Analytics. Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites do Google, além de ser a mais utilizada no mundo. Com ela é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados. O Google Analytics se integra com outros serviços do Google, como Google Ads e Google Search Console.
WhatsApp Business
WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para ser utilizada por empresas. É um aplicativo gratuito que possibilita a interação direta com clientes através de uma conta comercial do WhatsApp. Com ele, é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente, como é o caso do WhatStation.
Erro 404
O status 404 retorna quando um código de resposta indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.
Subdiretório
Subdiretório é um diretório ou pasta criado a partir da URL de um Site principal. Por exemplo: resultadosdigitais.com.br/marketing é um Subdiretório. É possível agrupar vários Subdiretórios, como as pastas de arquivos do seu computador. Ele também pode apresentar vários níveis.
O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos, hoje pertencente a Meta, proprietária também do Facebook e do WhatsApp. Para as empresas, o Instagram é uma plataforma que permite a postagem de imagens relacionadas ao seu segmento e que permitem uma interação com seus clientes.
Além disso, é um excelente ambiente para divulgar produtos, uma vez que possibilita que você marque cada item de uma foto e inclua valores e outras informações relevantes para os potenciais compradores. É possível, por exemplo, direcionar o lead diretamente para o seu e-commerce e impactá-lo com mídia paga.
Marketing Digital
Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
Ruído
No marketing digital, ruído é qualquer elemento do seu site que seja confuso, distraia ou cause estresse aos usuários, fazendo com que eles deixem sua página. Por exemplo: cores dissonantes, muito texto corrido, menus de navegação escondidos ou formulários com muitos campos para responder.
No Follow
No Follow que eu português significa “Não Siga” é um atributo posto em Links Internos e Links Externos para que determinadas páginas não sejam rastreadas pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a Página de Destino.
White Hat
White Hat é toda e qualquer estratégia, prática e tática de otimização de de SEO focada nas pessoas. Refere-se a qualquer técnica que aprimore a classificação em uma página de resultados de mecanismo de pesquisa (SERP) e siga as regras e políticas dos principais mecanismos de pesquisa, como o Google.
Planejador de Palavras-Chaves do Google
Ferramenta gratuita fornecida pelo Google dentro do Google Adwords. Com ela, você pode conferir a quantidade de pesquisas médias mensais para os termos de pesquisa relacionados ao seu site, identificando tendências e planejando seus conteúdos. Também é possível ver quanto custa anunciar para as palavras-chave em questão, desenhando suas campanhas publicitárias.
Key Performance Indicators (KPI)
KPI é a sigla para Key Performance Indicators ou em português Indicadores de Chave de Desempenho. KPIs são os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta. Esses indicadores quantitativos são definidos como parte da estratégia de Marketing Digital de uma empresa e são utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.
Outbound Marketing
Outbound Marketing ou Marketing Tradicional, é um conjunto de estratégias onde empresas usam publicidade para “empurrar” seus produtos e serviços aos consumidores ao invés de atraí-los até a marca. Podemos dizer que é o que chamamos de “Marketing de Interrupção”, pois suas estratégias e canais não focam em um público específico. Alguns exemplos de estratégias são: comerciais de TV, rádio e outdoors, por exemplo.
Forecast de Vendas
Forecast, Forecast de Vendas ou ainda Previsão na tradução literal para o português, é a previsão sobre quantas novas vendas podem ser realizadas em um determinado período. Essa projeção de vendas é feita a partir de análises preditivas que buscam antecipar como um Funil vai se comportar ao longo de um período – como um trimestre ou um ano – e costuma levar em consideração o desempenho dos vendedores, o perfil dos clientes e as oportunidades de negócio que estão abertas no Funil de Vendas. O Forecast é uma ferramenta poderosa para o planejamento de Vendas.
Lead qualificado
É o usuário que apresenta todas as características de um cliente em potencial, determinado a partir do SLA.
Subdomínio
Subdomínio é um endereço que faz parte de um domínio principal, ou seja, é uma ramificação do Domínio. Geralmente é possível criar quantos Subdomínios quiser a partir de um Domínio. O Subdomínio usa o Domínio principal e se diferencia pela adição de um outro nome, além do nome do Domínio. Por exemplo: blog.rdstation.com é um Subdomínio do Domínio rdstation.com.
Nutrição de Leads
Nutrição de Leads ou Fluxo de Nutrição é uma técnica de Automação de Marketing para o envio de uma sequência de e-mails, normalmente automatizada, após um determinado evento ou ação, com o objetivo de estreitar relacionamento com o prospecto e conduzir o Lead pelo Funil de Marketing e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo, após baixar um eBook sobre Marketing no Facebook, o usuário pode receber e-mails automáticos com sugestões de posts ou materiais sobre isso, estudos de caso e até mesmo a oferta de algum produto/serviço relacionado ao tema.
Autoridade do Domínio (DA)
DA, Autoridade do Domínio ou ainda Domain Authority, assim como a autoridade de página, é o quanto os buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca. Os principais parâmetros usados para determinar a Autoridade de Domínio é a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela. Essa é uma métrica criada pela MOZ que possui uma pontuação que vai de de 0 a 100.
Know-How
Know-How ou Saber Como, traduzido literalmente é um conceito geralmente usado para nomear um conjunto de conhecimentos específicos sobre algum assunto ou área.
Google Penguin
O Google Penguin foi uma atualização do algoritmo criado pelo Google lançada em setembro de 2016 e que gerou a maior penalização contra a prática de web spam ou spam nos motores de busca. O objtivo era analisar principalmente a qualidade dos links de um site e inibir a troca de links de baixa qualidade.
Do Follow
Links do Follow são aqueles links que permitem que o Google e outros buscadores sigam até o seu site ou blog. Ou seja, toda vez que você insere um Link do Follow no num site externo, ele pode apontar de volta para você, o que fortalece a sua Autoridade ao mostrar para os buscadores que outros sites, blogs e posts estão linkando para você.
Conteúdo Viral
Conhecido popularmente por meme, o conteúdo viral é uma mensagem ou peça de comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida, seja na internet ou fora dela. Embora esse efeito possa ser resultado do acaso, muitas vezes é parte de uma estratégia de Marketing Viral.
Midjourney
O Midjourney é uma plataforma de criação de arte baseada em inteligência artificial (IA) que permite aos usuários gerar imagens exclusivas e estilizadas com facilidade. O diferencial do Midjourney está na capacidade de escolher entre vários estilos artísticos, aplicar filtros e ajustar parâmetros para criar imagens personalizadas de alta qualidade. Ele também oferece recursos de colaboração e compartilhamento.
SaaS (Software as a Service)
SaaS é a sigla para Software as a Service que em português quer dizer Software como Serviço. Empresas SaaS são empresas que possuem softwares que oferecem serviços para seus Usuários, ou seja, os Usuários não adquirem uma licença, e sim a possibilidade de usufruir dos serviços prestados pela ferramenta ou plataforma. O RD Station é um exemplo de empresa SaaS, a Netflix também.
Engajamento
No marketing digital, o termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. O engajamento pode ser medido em curtidas e/ou reações, comentários, respostas, cliques nos links, etc.
Site
Um site é um conjunto de páginas interconectadas que recebe informações fornecidas por uma pessoa, grupo ou organização.
Remarketing ou Retargeting
Remarketing ou Retargeting é a exibição de anúncios da sua empresa após a visita de um usuário ao site. Por exemplo: uma pessoa entra numa página do seu site e depois disso, ao visitar outros sites, ela é impactada por anúncios da sua empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de Cookies no computador do usuário. Retargeting é o nome da prática e Remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.
MQL (Marketing Qualified Lead)
MQL é a sigla para Marketing Qualified Lead, ou em português, Lead Qualificado de Marketing. MQL são os Leads que foram nutridos e qualificados pelo time de Marketing e quando o Lead atinge os pré-requisitos mínimos definidos pela empresa ele passa do Marketing para o time de Vendas. Quando esses Leads estão prontos para serem abordados pelo time de Vendas, eles se tornam SQLs.
Publicidade Nativa
Uma categoria de publicidade online da qual se baseia na produção de conteúdo em determinados canais. Seu diferencial é que se torna um anúncio contextualizado de acordo com o dia a dia e experiência do seu público. A publicidade nativa pode vir de várias formas. Uma delas é muito vista no YouTube, quando um produtor de conteúdo fala de maneira positiva e natural sobre a marca que o patrocina sem desfocar do tema tratado no vídeo, por exemplo.
Visitante Único
É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma, é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.
Call-to-Action (CTA)
Call to Action, CTA ou ainda em português “Chamada para Ação”, são comandos passados aos usuários que incentivam que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser cliques em botões de download, um link em e-mail, banners ou mesmo textos com links. Enfim, qualquer forma que represente que uma ação precisa ser executada naquele momento. Em geral, utilizam verbos no imperativo, como, “clique aqui” e “aproveite essa oferta”.
Light User
Light User é um conceito que contrapõe o termo Heavy User. Light User é aquele usuário eventual de algum produto ou serviço, mas que deve ser considerado nas estratégias de uma empresa.
Tempo no site
Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo em um determinado website.
Machine Learning
Machine Learning ou Aprendizado de Máquina é uma área da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para “imitar” a maneira como os seres humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão. É um sistema que pode modificar seu comportamento autonomamente tendo como base a sua própria experiência.
Publisher
Publisher é uma palavra da língua inglesa que significa “aquele que publica”. Quando falamos de mídia e comunicação, o Publisher é uma pessoa ou empresa que atua como veículo para a publicação de conteúdo.
Twitter Ads
Plataforma do Twitter que permite pagar para alcançar mais pessoas na rede social, segmentando usuários de acordo com o perfil do seu público-alvo.
Conteúdo próprio
Conteúdo criado (ou desenvolvido por meio de curadoria) pela própria marca para o seu público-alvo. Geralmente consiste em posts em blogs ou posts de redes sociais, como textos, vídeos, imagens, gifs, etc. Também entram aqui as mensagens enviadas por e-mail ou outros canais.
Otimização para dispositivos móveis
A otimização para dispositivos móveis significa tornar o seu site responsivo para facilitar a leitura e a navegação para quem acessa por meio de smartphones. Vale destacar que hoje em dia o algoritmo do Google recompensa sites responsivos. Portanto, se a sua plataforma não estiver otimizada, provavelmente observará um impacto em sua classificação nas pesquisas referentes aos dispositivos móveis.
Benchmarking
Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro. O benchmarking é uma das formas mais inteligentes de tentar solucionar problemas na sua empresa. Afinal, outras companhias podem te ajudar a cortar caminho para vencer os desafios que enfrenta hoje.
Taxa de abertura
Porcentagem de pessoas que abrem um e-mail enviado pela empresa.
Core Business
Core Business ou na tradução literal para o português Negócio Principal, se refere ao coração de um negócio, a principal atividade exercida por uma empresa.
Segmentação de Leads
A Segmentação de Leads serve para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de E-mail Marketing, onde é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.
Autoresponder
Autoresponder é um sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizado via E-mail ou Facebook. Com um Autoresponder configurado, cada Lead (prospecto) que se cadastra na sua lista de E-mails recebe uma série de E-mails automáticos pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente. Autoresponder é diferente de uma ferramenta de Automação de Marketing.
Marketing
Marketing é um conjunto de estratégias com foco em criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do Marketing é criar valor e chamar a atenção do Cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Customer Relationship Management (CRM)
CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou em português Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. São softwares que oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc), em resumo, o objetivo do CRM é registrar toda ação exercida para manter um bom relacionamento com clientes até o momento da venda e, em alguns casos, até depois dela! Em vendas, essas ferramentas também ajudam os vendedores a manter o controle de seus funis de vendas.
Page Title
Page Title é o texto que aparece na aba de seu navegador quando você abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page Title é um dos elementos mais importantes em SEO, então deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.
WhatsApp é um aplicativo de mensagens gratuito que permite enviar mensagens de texto e compartilhar outros formatos de mídia, incluindo mensagens de voz e vídeo, com indivíduos ou grupos. Comprado por US$ 22 bilhões em 2014 pelo Facebook – conglomerado Meta – hoje já possui 2 bilhões de usuários no mundo.
Links Externos
Links Externos são todos os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio. A estratégia para conquistar Links Externos é chamada de Link Building, sendo esses links um fator essencial do SEO Off Page.
Tráfego pago
Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.
Feed de Notícias
O Feed de Notícias é um compilado de conteúdos, que pode ser agrupado por tempo ou por temas mais relevantes. No Facebook, o Feed de Notícias é a página inicial das contas dos usuários, em que eles podem visualizar as últimas atualizações de seus amigos. Já no Twitter, esse mesmo ambiente é chamado de timeline.
Social Media Policy (SMP)
Social Media Policy é um documento que fornece diretrizes para o uso das mídias sociais de uma empresa. Abrange tanto os canais oficiais da sua marca como a maneira como os funcionários usam as redes sociais pessoal e profissionalmente. Como as redes sociais mudam constantemente, a política de mídia social deve acompanhar essas alterações.
O LinkedIn é uma rede social com um perfil mais corporativo. Atualmente, o LinkedIn é a rede social mais popular para profissionais e uma das principais redes sociais, em geral. Entrar na plataforma, desenvolver um perfil completo e criar conexões ajudou muitos candidatos a encontrar um trabalho. Para empresas, o LinkedIn serve como meio de prospecção de clientes e também como forma de impactar com anúncios, utilizando o LinkedIn Ads.
Robótica Autônoma
Robótica Autônoma ou Robôs Autônomos são equipados com sistemas de inteligência artificial que podem operar de forma independente, tomar decisões e realizar tarefas físicas, como montagem de produtos ou exploração de ambientes desconhecidos.
Páginas por visita
Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acessa em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita. Essa métrica é constantemente utilizada no Google Analytics.
Canais de comunicação
São os meios pelos quais uma marca se comunica e se relaciona com seu público. Os canais de comunicação podem ser e-mail, redes sociais, blogs, banners em sites parceiros, etc.
SERP (Search Engine Results Page)
SERP do inglês Search Engine Results Page, ou ainda na tradução literal para o português, Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa é a página de resultados com diferentes links exibidos nos buscadores quando uma pesquisa a partir de uma palavra-chave é realizada.
Conteúdo Evergreen
Também conhecido como conteúdo perene ou pauta fria, o conteúdo evergreen é aquele que continua a agregar valor aos leitores independentemente da data. Em outras palavras, é um conteúdo que é valioso por um longo período de tempo se não para sempre. Essas postagens são excelentes, devido ao valor de SEO que eles fornecem.
MoM (Month over Month)
MoM é uma sigla usada para Month Over Month, ou seja, mês a mês. Presente em muitos relatórios, é uma forma de demonstrar a evolução de uma métrica em comparação com o mês anterior.
Brand Image
Brand Image ou ainda em português Imagem da Marca é uma série de valores e posicionamento no mercado que uma marca deixa ou deseja transparecer. O Brand Image de uma instituição, entidade ou empresa é construído ao longo do tempo, por meio da sua reputação, interações, as experiências traçadas com os consumidores, e não precisa envolver, necessariamente, a ação de compra.
Marca
Marca é a representação simbólica de uma empresa, um produto ou mesmo de uma pessoa e que ajuda a identificá-los por essa representação. A marca pode ser vista a partir das cores, do ícone, da letra ou do discurso, se tornando uma identidade corporativa.
B2C (Business to Customer)
A sigla B2C, Business to Customer, ou ainda em português Empresa para Cliente identifica empresas que vendem seus produtos e/ou serviços diretamente para os consumidores finais, pessoas físicas.
ASO (App Store Optimization)
ASO é a sigla para APP Store Optimization ou na tradução para português Otimização da Loja de Aplicativos. ASO é um conjunto de táticas para conseguir melhores posições nas lojas de aplicativos móveis, como Apple Store ou Google Play.
Crowdsourcing
Crowdsourcing é um termo que junta duas palavras em inglês: crowd (multidão) e outsourcing (terceirização). Ela é a definição de um modelo de “terceirização compartilhada”, onde várias pessoas diferentes se unem para solucionar um problema e/ou realizar uma tarefa. No marketing digital, o conceito pode ser aplicado no uso de vários freelancers para construção de conteúdos no blog de uma empresa.
CMS (Content Management System)
CMS é a sigla para Content Management System ou ainda em português Sistema para Gerenciamento de Conteúdo. O CMS é uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção e publicação de conteúdos na internet, um ótimo exemplo de CMS é o WordPress.
User Experience (UX)
User Experience, também conhecido como UX ou experiência do usuário, são boas práticas que prezam por oferecer ao usuário a melhor experiência – seja em um site, em um produto ou serviço. O conceito atravessa as áreas de design, de copywriting, de análise, de produto e também de desenvolvimento.
A UX é uma premissa cada vez mais presente no marketing digital, atrelada a necessidade de agradar o cliente e agregar valor aos ativos da marca.
Endomarketing
Endomarketing é uma estratégia ou conjunto de ações de Marketing Interno que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores com o objetivo de motivar, educar e aumentar a produtividade e o bem estar dos colaboradores. Entre as estratégias de Endomarketing estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
Switchers
Switchers são consumidores que não apresentam lealdade a nenhuma marca, mas que consomem com frequência seus conteúdos, produtos e/ou serviços.
Custo por Aquisição (CPA)
CPA é a sigla para Custo por Aquisição. É um método de cobrança como o CPC, porém calculado em cima das Conversões realizadas, e não dos cliques. É praticado por plataformas como o Google Ads e Facebook Ads.
Hard Bounce
Hard Bounce é a falha na entrega de e-mails por uma razão permanente, como um endereço de email que não existe. A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de Hard Bounce. Isso porque altos índices desse tipo de erro são um forte indicador de que a sua lista de e-mails é comprada ou muito antiga, e enviar emails para esses destinatários é uma prática muito ruim.
Budget
A palavra Budget significa Orçamento em inglês. Ela é muito utilizada no vocabulário de empresas de tecnologia, assim como uma série de termos estrangeiros. Por hábito, a palavra em inglês acabou se popularizando e superando a versão em português.
Return on Investment (ROI)
ROI é a sigla para Return on Investment ou em português Retorno sobre Investimento. Essa métrica é calculada com base na relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de Marketing. Por exemplo: uma campanha com R$ 100 de investimento e retorno de R$ 500 apresenta um ROI de 500%.
Consistência
Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos no blog e redes sociais de forma periódica. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.
Entrega
Pode-se referir tanto a mensagens como a produtos e serviços. Quando uma mensagem (de e-mail, por exemplo) é enviada a um potencial cliente e é recebida pelo usuário, dizemos que houve a entrega. O mesmo vale para um serviço fornecido que é aceito pelo cliente.
SMB (Pequenas e Médias Empresas)
Geralmente definido como empresas que possuem entre 10 e 500 funcionários. É uma abreviação de Small or Medium-sized Business.
Case
Case é um relato ou exposição de alguma experiência de sucesso. Geralmente usada para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática.
Churn
Churn, Churn Rate ou ainda Taxa de Churn é uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Para calcular o Churn, basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram. Por exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de Churn Rate. Essa é uma das métricas mais importantes para operações de Software as a Service (SaaS) e outras vendas em assinatura.
Closer
Closer ou Closer de Vendas é um vendedor que se especializa em finalizar negociações. Ele entende do mercado e consegue enxergar a necessidade do seu cliente um tanto além, trabalhando para conquistar a confiança dos clientes, vencendo as objeções e garantindo a Venda.
Teste A/B
Teste A/B são testes feitos com duas versões diferentes de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos ou ainda você pode enviar dois e-mails com assuntos (Títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura. A que tiver mais conversão no Teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.
Deep Learning
Deep Learning ou Aprendizagem Profunda em português, é um dos ramos do machine learning, ou seja, é um aprendizado de máquina que visa “ensinar” as máquinas a agirem e interpretarem dados de uma maneira mais natural.
Boom
Boom é um momento ou período onde a procura ou o interesse por algo dispara vertiginosamente.
SEO On Page
SEO On Page são os elementos que estão dentro das páginas do seu site e que influenciam no posicionamento das mesmas nos resultados de buscadores como o Google. Alguns elementos que afetam o posicionamento são Page Title, Headings e Atributo Alt Text em imagens.
eCommerce
eCommerce, ou em português Comércio Eletrônico, é um modelo de negócio no qual todas as transações comerciais são realizadas de maneira online. Nesse modelo de negócio, a única etapa realizada no mundo físico é a da logística de entrega das encomendas aos compradores.
B2B (Business to Business)
A sigla B2B, Bussiness to Bussiness, ou ainda em português de Negócios para Negócios se refere a negócios que vendem seus produtos e/ou serviços para outras empresas, ou seja, tem pessoas jurídicas como clientes.
Métricas
Refere-se à medida de desempenho da sua marca por meio da coleta de dados específicos ou gerais. A métrica é um processo importante, pois a partir dela é possível analisar o andamento de uma campanha, identificar tendências e comparar resultados.
Blog
O Blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por posts geralmente apresentados de forma cronológica. No Inbound Marketing, os Blogs são um espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo de interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na área.
Para que serve o blog
O início dos blogs na internet tinham a ideia de diário: os usuários contavam suas aventuras, o que faziam durante o dia e até mesmo compartilhavam assuntos e interesses em comum com os leitores. Os blogs também permitiram que jornalistas independentes fizessem seus trabalhos sem depender de um grande empresa de mídia por trás, o que expandiu os canais de informações.
Com todas essas opções, as empresas também viram nos blogs uma possibilidade de educar seus potenciais clientes e de se aproximar, transformando a relação em algo mais humanizado e que oferece muito mais que somente um produto ou serviço. Atualmente os blogs são parte-chave das estratégias de Inbound Marketing e ajudam nos ranqueamentos em buscadores.
Como montar um blog
Há algumas ferramentas, também chamadas de CMS (Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdo), que simplificam a criação de um blog e são gratuitas. Dentre elas, listamos:
- WordPress;
- Medium;
- Wix;
- Joomla.
Banner
Banner são os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, Blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Os Banners também podem ser usados pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.
Search Engine Marketing (SEM)
SEM é a sigla para Search Engine Marketing ou em português Marketing de Busca. O SEM é um conjunto de estratégias de Marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo, etc. Geralmente o SEM é dividido entre SEO (Search Engine Optimization) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Ads.
CMO (Chief Marketing Officer)
CMO é a sigla para Chief Marketing Officer que em português quer dizer Diretor de Marketing de uma companhia. A responsabilidade de um CMO é a de gerir toda a estratégia mercadológica da empresa. Um CMO precisa de competências específicas, como a habilidade de criar parcerias estratégicas, negociar e atrair mais clientes para a empresa. Por muitas vezes, acaba sendo a imagem da empresa e, por isso, também precisa ser bastante comunicativo.
Markdown
Markdown é uma linguagem voltada para formatação de textos. Com ela, você não precisa apertar um botão na interface para deixar o texto em itálico ou sublinhado, por exemplo. Em vez disso, é só colocar alguns marcadores enquanto digita, como underlines (_) e asteriscos (*).